Luz para Todos: Como fazer parte do programa
O programa Luz para Todos tem como objetivo levar energia elétrica para comunidades rurais e moradores de áreas isoladas da Amazônia Legal que ainda não têm acesso ao serviço público de distribuição de energia. Quer saber como você pode se cadastrar no programa? Este artigo vai te ajudar! Continue a leitura.
O que você vai ler neste artigo:
O que é o Luz para Todos?
Iniciado em 2003 a partir da publicação do Decreto nº 4.873, o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos tem como missão de levar energia elétrica a comunidades em áreas rurais e na Amazônia Legal.
Para atingir esse objetivo, o Luz para Todos usa fontes de energia limpa e renovável, focando na sustentabilidade, no fornecimento constante de energia e na preservação da Floresta Amazônica.
Focando em aumentar sua área de atuação, em agosto de 2023 o Luz para Todos foi relançado com novas metas e prazos:
- Áreas rurais: cobertura até o final de 2026.
- Amazônia Legal e outras áreas: cobertura prevista até 2028.
Quem tem direito ao programa Luz para Todos?
O Programa Luz para Todos tem como objetivo levar energia elétrica a famílias de baixa renda e grupos em situação de vulnerabilidade social que residem em regiões onde a cobertura de energia é precária ou inexistente.
Os grupos prioritários do programa incluem:
- famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico);
- comunidades indígenas e quilombolas;
- assentamentos de reforma agrária e famílias residentes em áreas de preservação;
- populações que vivem em regiões afetadas por projetos de energia elétrica.
Além disso, a família contemplada pelo benefício deve ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Essa iniciativa tem impactado positivamente o bem-estar das famílias beneficiadas, além de abrir novas possibilidades de desenvolvimento econômico e social em regiões remotas do Brasil.
Como fazer o cadastro no programa Luz para Todos?
Veja como se cadastrar no programa Luz para Todos:
- Confira os critérios: é necessário residir em área rural e atender ao perfil de baixa renda ou fazer parte de um dos grupos em situação de vulnerabilidade listados acima.
- Entre em contato com a distribuidora de energia local: o primeiro passo para entrar no Luz para Todos é procurar a concessionária de energia elétrica responsável pela sua região e sinalizar interesse em participar do programa.
- Envie os documentos necessários: geralmente incluem documentos pessoais, comprovante de residência e, em alguns casos, registro no CadÚnico.
A empresa de energia do seu estado vai informar os prazos e como será feita a instalação, de acordo com os recursos disponíveis e a região atendida. O cadastro é gratuito para os beneficiários e pode ser realizado diretamente pelo site da empresa ou via telefone.
Quer complementar o seu Bolsa Família? Peça seu crédito exclusivo na Digicash
O programa Luz para Todos representa um marco na inclusão social e no combate à desigualdade energética no Brasil. Ao garantir o acesso à energia elétrica para milhões de pessoas, o Luz para Todos promove qualidade de vida e a possibilidade de desenvolvimento econômico. Se sua comunidade se encaixa nos critérios do programa, aproveite a oportunidade e siga o passo a passo para se cadastrar.
Agora, uma dica: sabia que quem é Bolsa Família tem direito a um empréstimo exclusivo? Pois é! Se você recebe seu benefício pela Poupança Caixa Tem e está com o CadÚnico atualizado, tem crédito pré-aprovado de até R$ 700, podendo ser liberado em menos de 48h. Essas são as vantagens de quem contrata o Empréstimo do Bolsa Família, uma linha de crédito exclusiva oferecida pela Digicash em parceria com a Crefisa.
Quer saber mais sobre o Empréstimo e aproveitar o seu dinheiro extra? Vem falar com um de nossos consultores! É só clicar no botão abaixo e preencher o formulário de contato. Nossa equipe, e sua independência financeira, está te aguardando. Não perca mais tempo!