Qual é o número de telefone do Bolsa Família?
O atendimento por telefone continua sendo uma das formas mais simples e rápidas de esclarecer dúvidas e conseguir informações sobre o seu benefício. Neste artigo, você vai encontrar o número de telefone do Bolsa Família e conhecer as outras formas de contato disponíveis. Boa leitura!
O que você vai ler neste artigo:
Quais são os números de telefone do Bolsa Família?
Existe mais de um telefone do Bolsa Família à disposição dos beneficiários. Confira na lista abaixo:
Central de Atendimento do Bolsa Família (111)
O número 111 é o canal oficial de atendimento do Bolsa Família.
O serviço é gratuito, e você pode ligar a qualquer hora: o atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Se preferir falar com uma pessoa, o atendimento humano está disponível de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Por esse canal, é possível:
- consultar pagamentos e datas de liberação do benefício;
- verificar o status do seu cadastro;
- obter informações sobre quem tem direito ao programa e como se inscrever;
- receber orientações sobre como atualizar seus dados e cumprir as regras do Bolsa Família.
Para usar o serviço, basta ligar para 111 de qualquer telefone fixo ou celular. O atendimento eletrônico apresentará algumas opções no início da chamada para te ajudar a encontrar a informação que precisa.
Se for necessário falar com um atendente, é só seguir as instruções para ser transferido.
LEIA MAIS: Aplicativo Bolsa Família: veja como baixar e se cadastrar
Disque Social (121)
O número 121 é o Disque Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que cuida do Bolsa Família e de outros programas sociais. Por meio dele, é possível:
- ligar de graça, tanto de celular quanto de telefone fixo;
- ser atendido de segunda a sexta, das 7h às 19h;
- receber atendimento especial aos finais de semana, das 10h às 16h, durante o período de pagamento do Bolsa Família;
- obter informações sobre vários programas sociais, não apenas o Bolsa Família;
- tirar dúvidas sobre as políticas públicas de assistência social.
Caixa Cidadão (0800 726 0207)
O Caixa Cidadão é um canal de atendimento da Caixa Econômica Federal que oferece suporte para diversos serviços e programas, incluindo o Bolsa Família. Por meio dele, é possível:
- obter atendimento eletrônico 24 horas por dia, todos os dias da semana;
- falar com um atendente de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h;
- tirar dúvidas sobre PIS, FGTS, cartão social e outros benefícios sociais;
- consultar valores e datas de pagamento do Bolsa Família;
- receber orientações sobre como usar o cartão do benefício e realizar operações bancárias relacionadas.
LEIA MAIS: Caixa Tem: guia completo para baixar e começar a usar
Ouvidoria da Caixa (0800 725 7474)
A Ouvidoria da Caixa é um canal voltado para receber reclamações, sugestões e tratar de situações que não foram resolvidas pelos meios de atendimento comuns.
No caso do Bolsa Família, a Ouvidoria oferece:
- atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h;
- apoio em ocorrências de alta complexidade;
- avaliação de situações que exigem uma análise mais detalhada;
- encaminhamento de denúncias sobre possíveis irregularidades no programa.
Antes de procurar a Ouvidoria, é importante já ter buscado contato pelos demais canais de atendimento.
Ao fazer contato, é bom ter em mãos o número de protocolo dos atendimentos anteriores (se tiver) e todas as informações importantes sobre o caso.
Quais são os outros meios de contato com o Bolsa Família?
Chat online
Atendimento humano: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Atendimento eletrônico: disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Acesse aqui.
Formulário Eletrônico
Formulário de atendimento disponível para qualquer cidadão, seja beneficiário do Cadastro Único (CadÚnico) ou não, ou gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Acesse aqui.
LEIA MAIS: Cadastro Único: é possível atualizar pela internet?
Telegram
Atendimento humano: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Atendimento eletrônico: disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Acesse aqui.
Registro de Manifestação (Fala.BR)
Plataforma online de Ouvidoria do MDS, criada para registrar denúncias, elogios, reclamações ou solicitações. Acesse aqui.
Atendimento Presencial / Envio de Carta
Se quiser mandar uma carta ou ir pessoalmente até o MDS, anote o endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco A, Sala T23 – CEP 70054-906 Plano Piloto, Brasília – DF. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Posso entrar em contato com o Bolsa Família pelo WhatsApp?
Sim! O MDS tem um WhatsApp oficial para Bolsa Família com atendimento humano de segunda a sexta, das 7h às 19h, e atendimento eletrônico disponível 24h, todos os dias. Acesse aqui.
LEIA MAIS: Como fazer Empréstimo Bolsa Família pelo WhatsApp?
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Com várias opções de telefone e canais digitais, ficou mais fácil falar com o Bolsa Família sempre que você precisar. Seja para tirar dúvidas, consultar seu benefício ou fazer uma reclamação, agora você sabe onde encontrar ajuda de forma simples e segura.
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