Saiba tudo sobre o BPC
Você conhece o Benefício de Prestação Continuada? O BPC, como é mais conhecido, é um benefício pago pelo Governo Federal, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a idosos e pessoas com deficiência de qualquer idade que se enquadram a alguns critérios.
Quer entender melhor sobre o assunto? Saber como funciona, quem tem direito e como solicitar? Ao longo deste artigo, vamos responder todas essas perguntas abaixo.
O que você vai ler neste artigo:
O que é o BPC?
O Benefício de Prestação de Continuada (BPC) é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade. De acordo com dados do Portal da Transparência, em 2023, cerca de cinco milhões de brasileiros receberam esse benefício.
Quem tem direito a receber o BPC?
Para ter direito a esse benefício, a pessoa precisa:
- Ter idade igual ou superior a 65 anos, ou possuir algum tipo de deficiência, independentemente da idade;
- A renda por pessoa do grupo familiar tem que ser igual ou igual a ¼ do salário-mínimo;
- Obrigatoriamente, todos os membros do grupo familiar têm que estar inscritos no Cadastro Único antes de solicitar o benefício;
- No caso da pessoa com deficiência, é necessário passar por uma avaliação médica e social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Ser brasileiro (nato ou naturalizado) ou de nacionalidade portuguesa, desde que comprove residência no Brasil
O BPC é um benefício exclusivo para pessoas que não estejam exercendo atividade remunerada. Se algum tipo de trabalho for identificado, o pagamento do BPC será suspenso. O mesmo irá ocorrer se o beneficiário for Microempreendedor Individual (MEI).
Qual a renda para receber o BPC?
A renda por pessoa do grupo familiar tem que ser igual ou inferior a ¼ do salário-mínimo. Esse cálculo leva em conta os rendimentos das pessoas que convivam na mesma casa e que possuam um dos seguintes vínculos ao titular do BPC:
- Ser cônjuge ou companheiro;
- Ser pai ou mãe;
- Ser madrasta ou padrasto, caso ausente o pai ou mãe (nunca ambos);
- Ser irmão solteiro;
- Ser filho e enteado solteiro;
- Ser um menor tutelado.
O que entra na conta?
Para saber se a sua família se enquadra, você precisa somar a renda de todas as pessoas do seu grupo familiar e depois dividir o total pelo número de integrantes. Abaixo estão o que você deve considerar ao fazer essa soma:
- Salários;
- Pensões;
- Pensões alimentícias;
- Benefícios de previdência pública ou privada;
- Seguro-desemprego;
- Comissões entre outros.
O que fica de fora da conta?
Alguns tipos de rendas não podem ser somadas para descobrir se a família se enquadra ou não. Abaixo estão a lista delas:
- Remuneração da pessoa com deficiência na condição de aprendiz ou estagiário;
- Recursos de programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF);
- Benefícios e auxílios assistenciais eventuais e temporários;
- BPC ou benefício previdenciário no valor de até 1 salário-mínimo (apenas para concessão do BPC a outro idoso ou pessoa com deficiência da mesma família).
Como se tornar beneficiário do BPC?
Antes de fazer o requerimento do benefício, a pessoa precisa estar inscrita no Cadastro Único e ter um CPF. Há diversos meios de requerer o BPC:
- Através do aplicativo “MEU INSS” (Disponível para Android e IOS);
- Pelo site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-beneficio-assistencial-a-pessoa-com-deficiencia;
- Ligando gratuitamente para o 135;
- Ou ainda, indo diretamente nas Agências de Previdência Social (APS);
Após a solicitação, você pode consultar se o seu pedido foi liberado, ou negado, por meio do aplicativo “Meu INSS”, pelo site, ou ligando para o número 135. O INSS também envia uma carta à pessoa que fez o requerimento, informando o resultado e em qual agência bancária receberá o BPC.
Quais as doenças que dão direito ao BPC?
Pessoas que possuem deficiências de longo prazo, que possuem efeitos por pelo menos 2 anos, podem ser aprovadas e ter direito ao BPC. O BPC não leva em conta o tipo de doença, mas a deficiência.
Deficiências de natureza física, mental, intelectual ou até mesmo sensorial são consideradas pelo INSS. Contudo, é necessário passar pela avaliação médica e social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de cumprir os demais requisitos.
LEIA MAIS: Dicas Eficazes para Quitar Dívidas
LEIA MAIS: Seja o dono do seu dinheiro!
Melhor oportunidade de crédito para quem recebe o BPC
É beneficiário do BPC e está precisando de dinheiro?
Aproveite as nossas condições e garanta já o seu crédito. Fale com um dos nossos consultores e faça agora a sua simulação.